terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Amor próprio, o seu está em dia?




Se não me engano este é o tema mais batido de todos os blogs de Chubby. Amor próprio.
Sempre ouço histórias de mulheres que emagreceram e ficaram "lindas" após uma decepção na vida, seja ela um amor não correspondido, seja uma calça linda que não coube, seja o mais infeliz dos comentários : você está grávida?
Aí a moça deu a volta por cima , perdeu peso e ficou linda, loura , rica, e por onde ela passava os homens caiam aos seus pés. E concordo que sim, para algumas mulheres talvez essa seja mesmo a solução, com a perda de peso a autoestima volta a bater picos altíssimos e as moças se sentem mais a vontade para usar um shortinho, um vestido justo e etc. porém não acho que este seja o único motivo. Essa semana conversando com a linda da @ana_em_fases falávamos sobre autoestima e amor próprio, e a que me pareceu foi que em um mundo onde o ideal é ter corpo de panicat nós estamos erradas em sermos felizes com nossos quilos a mais. Ainda parece ser uma ofensa gorda ser feliz e sexualmente ativa.
Vou contar um pouco da mim : eu já tive um puta corpão, jogava handball e capoeira, aí machuquei o joelho e engordei. Eu já era cheinha, sempre fui, mas com os esportes o corpo ficava mais torneado. Depois que engordei fiquei um período em profunda depressão, não conseguia emagrecer e engordava mais. Fui estudar numa escola federal e vi que lá isso pouco importava, minha sala era dos estranhos mesmo, todo mundo era maluco e ria de tudo. Desencanei.

Eu mesma sempre me achei bonita, sempre tive a cintura marcada e tudo ão : bundão, pernão, bocão, cabelão, queria emagrecer pra entrar nos padroes, porque minha mãe dizia "mas vc tem o rosto tão bonito" , pois é, eu me sentia bem mas o mundo não. Quando liguei o foda-se vi que o mundo ainda não estava preparado para mim. Mas que eu deveria me impor. Passei a me vestir melhor, valorizar o que tenho de bonito (tudo, no caso hohoho) e mais do que tudo : preparar a minha cabeça o que viria. Eu não poderia me deixar abater. Os comentários maldosos, as piadas de gordo, o constragimento de escolher algo que caiba e fique bem.
Os homens nunca deixaram de olhar com interesse para mim, hoje com o blog vejo o sucesso que as chubbys fazem, já pararam pra contar quantos Tumblrs de gorda existem? Infelizmente ainda hoje me contam historias de moças que tentaram se matar, deixaram de comer até serem internadas, e mulheres que entraram em depressão por causa do peso. Não estou incentivando a obesidade e acho sim que temos que cuidar da nossa saúde e do nosso corpo. Mas acho principalmente que temos que cuidar da nossa cabeça. Ela sim pode causar danos irreversíveis a nossa vida.
O bem estar vem com o autoconhecimento, com o amor próprio em dia, com o se olhar no espelho e dizer : eu to gostosa pra caralho.

2 comentários:

  1. excelente texto..
    parabéns
    rainha..

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Adorei esse texto! Eu sofro com o preconceito aqui mesmo, dentro de casa. Minha mãe olha com nojo para as minhas lingeries sensuais. Comentário dela: "acho ridículo gordo usando isso". Pior ainda foi quando, essa semana, ela me solta essa: "você já é enorme e loira... vc não vê que fica ridícula com essa maquiagem? sabe, gordo tem que se tocar pra não chamar a atenção e virar alvo de comentários...". Eu me abalei por muitos e muitos anos com esses comentários, até que me olhei no espelho e consegui ver a minha própria beleza. Eu passei de gordinha faz tempo, estou beeem acima do peso. Mas eu me sinto feliz em termos de estética. Acho que o fato de ser gorda incomoda muito mais aos outros do que a mim mesma!

    ResponderExcluir