terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sobre se amar


É fato que eu sou uma pessoa muito mais feliz quando vejo os leitores comentando sobre os textos do blog, discutindo, interagindo e postando aqui nos comentários. No entanto recebi um comentário que quando li veio aquele frio no estômago,principalmente por vir de uma pessoa linda e que tanto prezo , a @Senhorita_D . O comentário em questão foi esse, neste texto aqui http://xggpower.blogspot.com.br/2014/02/amor-proprio-o-seu-esta-em-dia. :

"Eu sofro com o preconceito aqui mesmo, dentro de casa. Minha mãe olha com nojo para as minhas lingeries sensuais. Comentário dela: "acho ridículo gordo usando isso". Pior ainda foi quando, essa semana, ela me solta essa: "você já é enorme e loira... vc não vê que fica ridícula com essa maquiagem? sabe, gordo tem que se tocar pra não chamar a atenção e virar alvo de comentários...". Eu me abalei por muitos e muitos anos com esses comentários, até que me olhei no espelho e consegui ver a minha própria beleza. Eu passei de gordinha faz tempo, estou beeem acima do peso. Mas eu me sinto feliz em termos de estética. Acho que o fato de ser gorda incomoda muito mais aos outros do que a mim mesma!"

Conversamos sobre e com autorização dela expus o problema no Twitter e em segundos surgiram inúmeras menções relatando situações parecidas com familiares, e pensei em como as pessoas podem ser ruins. Isso não é racismo, não é pré-conceito,é maldade e ponto.Está vindo de alguém que te conhece, que mora com você, sabe aquela história de que família tem que te amar sobretudo e acima de qualquer coisa?

Eu não posso endossar pois minha família é incrível, já pegaram no meu pé , minha irmã mais velha pega até hoje, mas não desta forma, sempre com carinho de quem sabe que o mundo é cruel e não vai te poupar se vc não se encaixar nos "padrões" , por isso me surpreendi tanto ao ver quantas pessoas recebem diariamente toda uma sorte de críticas e impropérios dentro de sua própria casa.

Quando escrevi o post sobre autoestima pensei nas mazelas que quem é gordo passa, constrangimentos, desilusões, os olhares de julgamento e tantas outras coisas que só nós sabemos, mas não pensei em momento algum do sofrimento que vem provocado por quem está perto, seja mãe, marido ou familiares em geral, é muito pior, pois quem poderia te dar colo, afunda mais a faca no seu peito.
Ainda bato na tecla que sim, o amor maior tem que ser o nosso, invisto sim em lingeries lindas, cuido do meu cabelo, da pele, creminhos, perfuminhos e foda-se o mundo.
Por isso eu digo e repito, nosso estoque de amor próprio tem que se renovar a cada dia, porque os que querem nos ver mau estão em maior número.
E minha querida D e meninas que me ajudaram e opinaram : vocês são lindas. Não deixem ninguém as enganar dizendo o contrário.


Um comentário:

  1. Realmente é muito complicado para a garota que é gorda se aceitar, pois muitas vezes o preconceito vem muito forte de onde deveria vir apoio e amor, já escutei muito na minha família isso: "Você é gorda e alta, não use roupas para chamar a atenção" sem contar que em cada almoço vem uma nova dieta mirabolante ou novo remédio para emagrecer.
    Vivi praticamente dos 12 anos aos 21 anos em dietas, sempre infeliz porque na minha mente enquanto eu fosse gorda, ninguém ia gostar de mim e me aceitar dessa forma. Até hoje é muito difícil me convencer de que SIM as pessoas podem gostar de mim da forma que sou, isso é um exercício diário de amor próprio e requer muito esforço.
    Isso exige esforço, pois tu cresce escutando que é feia, precisa emagrecer para ser aceita. Mudar essa ideia é complicado, você precisa ligar o foda-se as vezes e mandar pro espaço quem só te critica.

    ResponderExcluir